Psicoterapia





A Psicoterapia caracteriza-se pelo processo terapêutico direcionado por objetivos e metas, embasado nos conhecimentos da Psicologia e da Psicopatologia.
Entendemos o homem como ser biopsicossocial, que integra aspectos biológicos (corpo, soma), psíquicos (cognitivos, afetivos e emocionais), sociais e espirituais. Trabalhamos com o método dialógico que favorece o encontro genuíno como facilitador do processo terapêutico.

Buscamos trabalhar com uma ABORDAGEM INTEGRADA da Psicologia Analítica, Existencial Humanista (Gestalt) ,  e Comportamental Cognitiva, em um tripé que contempla a observação e o trabalho no presente - aqui e agora, das potencialidades e recursos de auto regulação, mas também observando os mecanismos de defesa, os tipos psicológicos, analise de sonhos, fantasias, desejos, e sintomas físicos, ou seja, dos símbolos que se configuram na vida do cliente, sem descuidar de suas atitudes e comportamentos disfuncionais na vida cotidiana.    

Assim a psicoterapia oferece estratégias para vencer dificuldades existenciais, conflitos psíquicos e interpessoais que desencadeiam estados de sofrimento intensos que quando não tratados , podem levar à Fobias, Hipocondria,  Síndrome do Pânico, Transtornos Alimentares como Anorexia e Bulimia, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Depressão, entre outras.




Pode atuar como recurso preventivo, ou seja, para evitar o adoecimento; como diagnóstico e tratamento, quando os sintomas já estão presentes; e na reabilitação para favorecer a reintegração social e laboral.



Pode atuar como um espaço que favorece o desenvolvimento de uma maior percepção de si , de sua forma de estar no mundo, e se relacionar com o outro, gerando amadurecimento e transformação
de posturas e comportamentos.
  A Psicoterapia pode atuar como Psicoeducação, quando a pessoa está em situação de crise por situações de mudanças, e não se sente preparada para lidar (adolescência, primeiro emprego, casamento, maternidade, paternidade, menopausa, luto, perda de emprego, envelhecimento, adoecimento de familiares). Nestes casos, a Psicoterapia pode funcionar como estratégia de apoio e acompanhamento existencial
auxiliando a transição.



A Psicoeducação é também importante no caso do adoecimento do próprio cliente ou de familiares, encarregando-se de informar sintomas, cuidados e precauções, facilitando lidar com a situação.
  
Possíveis ganhos com a Psicoterapia:
  • Desenvolvimento da capacidade de percepção da própria subjetividade: valores pessoais, preferências, gostos, desejos, sonhos, gerando auto conhecimento e fortalecimento da auto estima.
  • Desenvolvimento da capacidade de auto reflexão e auto-regulação de estados emocionais
  • Desenvolvimento da autonomia e independência emocional
  • Desenvolvimento de novas percepções do mundo e da vida e flexibilização de posturas.
  • Aquisição de habilidades sociais e capacidade empática (perceber o outro) de comunicação,  assertividade, resolução de conflitos, etc.  

  • Fortalecimento psicológico - com incremento da tolerância à frustração e capacidade de extrair das dificuldade, lições e aprendizagens.